(11)91434-3501 (12) 98112- 9492 (21) 99648-6161
Clínica de Recuperação

Clínica de Recuperação

Clínica de recuperação é um espaço que agrega uma abordagem multidisciplinar para que, com diferentes profissionais e a partir de diferentes linhas de tratamento, os pacientes possam ter resultados satisfatórios e se tornem autônomos em suas vontades e decisões de viver uma vida afastada dos vícios que tanto os prejudicam.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas ou até mesmo receio sobre como as clínicas de recuperação funcionam e, fato é, que esta dúvida é legítima, afinal, submeter-nos ou então nossos entes queridos a um tratamento tão importante, pode gerar incertezas e inseguranças.

O primeiro fator e se considerar é que com a abordagem multidisciplinar, unindo abordagens terapêuticas, nutricionais, além de atividades físicas e com profissionais de diferentes áreas, nós buscamos desenvolver nos pacientes novos hábitos e escolhas saudáveis.

Além disso, eles aprendem como lidar de maneira saudável e eficaz com sintomas como crises de abstinências.

Na terapia comportamental, acreditamos que, muitas vezes, o vício não advém do nada, mas sim problemas subjacentes, como traumas, experiências ruins, perdas marcantes e até mesmo o fator genético conta.

É justamente por isso que o tratamento com diferentes profissionais é tão importante, afinal, não se trata apenas de isolar o paciente e mantê-lo longe de seus vícios, mas sim ressignificar suas atitudes, crenças e decisões, colocando-o como protagonista de sua vida – e não o seu vício!

Principais abordagens da clínica de recuperação

A recuperação de drogas e álcool, vista a partir a perspectiva de modelo social e da terapia comportamental, é um processo de longo prazo que envolve um equilíbrio entre o eu, as comunidades, a família e os pares – além de conhecimento interno e controle para manejar suas questões e demandas de forma saudável e sustentável.

Antes do tratamento, muitas pessoas organizavam suas vidas em torno do vício ou do uso de substâncias. Para apoiar a cura dos efeitos do vício e uso indevido de substâncias, e praticar mudanças de comportamento, oferecemos educação, aconselhamento e experiências orientadas para a recuperação efetiva!

Os pacientes são ativamente engajados em uma comunidade de recuperação que, como mencionado, engloba também diferentes profissionais.

Desse modo, eles incorporam conceitos de responsabilidade e escolhas em suas atividades diárias. Também desenvolvem o apoio e a empatia com os colegas, aprendem a confiar uns nos outros e a apoiar os outros.

O processo de apoio positivo e inclusão dos pares é orientado por profissionais experientes, bem como as demais atividades e tratamentos.

Gestão de medicamentos psiquiátricos

Muitos indivíduos descobrem que seu abuso de substâncias decorre de trauma ou problemas de saúde mental que não foram diagnosticados ou tratados.

Diante de condições como essas, nossos profissionais avaliarão sua necessidade de apoio à saúde mental e o papel que os medicamentos psiquiátricos podem desempenhar em sua recuperação.

O médico monitorará sua resposta a esses medicamentos e garantirá que eles sejam eficazes no tratamento de seus sintomas.

Abordar os problemas que levaram ao abuso de substâncias melhorará sua jornada de recuperação bem-sucedida.

Terapias de grupo e individual

Nosso grupo de suporte de recuperação é oferecido a qualquer paciente clínico que queira processar sua experiência de recuperação em um ambiente seguro com colegas de apoio.

Esses grupos são liderados por terapeutas experientes que usam uma variedade de técnicas para ensinar as habilidades necessárias para a recuperação.

Por outro lado, alguns indivíduos acham que precisam de apoio adicional em vários momentos da recuperação.

Desse modo, sessões de terapia individual com nossos conselheiros especializados podem ser parte integrante de sua jornada de recuperação.

Nossos profissionais irão ajudá-lo a abordar questões subjacentes que podem ter levado ao abuso de substâncias, como violências de diferentes naturezas, trauma e relacionamentos prejudiciais.