A Revive dispõe de clínica de recuperação para alcoolismo em São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e proximidades do Rio de Janeiro, bem como clínicas de reabilitação filiadas em todo Brasil.
O alcoolismo é uma psicopatologia caracterizada pelo consumo de álcool periódico, permanente, habitual ou condicionado por uma dependência psicofísica.
Assim como a dependência química em drogas ilícitas, o alcoolismo ou dependência do álcool, também é uma doença crônica, classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como progressiva, incurável e fatal que se não interrompida com um tratamento adequado em uma clínica de recuperação para alcoólatras pode levar a consequências degradantes.
De acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool a O.M.S (Organização Mundial da Saúde) divulgou um relatório que traz informações sobre o consumo de álcool no mundo e os números são preocupantes. No Brasil, esClaroa-se que 40% da população consumiu álcool nos úlClaroos doze meses, sendo os homens os maiores consumidores (54%) contra 27,3% das mulheres.
O Alcoolismo é uma doença gravíssima e perigosa, principalmente quando comparada à outras dependências químicas, o fácil acesso às diversas formas de se consumir o álcool e o valor muito baixo de algumas bebidas, por tratar-se de uma droga lícita, tornam a recuperação de um alcoólatra muito difícil, apesar de suas consequências desastrosas na vida do dependente, e o Governo do Estado de São Paulo percebeu isso. Recentemente o Estado de São Paulo lançou uma campanha para ser veiculada na tv aberta, redes sociais e outras mídias alertando sobre os riscos de quem começa a ingerir bebidas alcoólicas precocemente, bem como as consequências nas demais fases da vida, o vídeo apresenta dados atuais fornecidos pelo IBGE e pode ser conferido aqui. http://www.capital.sp.gov.br/noticia/prefeitura-lanca-campanha-para-alertar-sobre-consumo-de-alcool-na-adolescencia
Não podemos ignorar o fato de que o alcoolismo desenvolvido precocemente, ou mesmo o uso recreativo do álcool na adolescência é a porta de entrada para o consumo de drogas ilícitas.
Conheça as Principais Consequências do Alcoolismo
O uso nocivo de bebidas alcoólicas pode ser diagnosticado como um padrão de beber disfuncional ou mal adaptativo capaz de interferir na vida do indivíduo provocando:
- 1. Problemas Interpessoais;
- 2. Problemas Legais;
- 3. Problemas Psicológicos;
- 4. Problemas Clínicos.
Dentre os problemas clínicos causados pelo alcoolismo, os mais comuns que se instalam no dependente são:
- • Câncer;
- • Hepatite ou Cirrose Hepática;
- • Infarto e Trombose;
- • Gastrite;
- • Demência Alcoólica;
- • Anorexia Alcoólica;
- • Impotência Sexual e Infertilidade, dentre outros.
Cabe ressaltar que se observarmos, a maioria das principais enfermidades causadas por consequência do consumo e dependência alcoólica são graves e fatais, o que torna o alcoolismo um gravíssimo problema de saúde. Além dessas consequências clínicas, a dependência do álcool também desenvolve patologias psicológicas como crises de ansiedade e depressão e coloca o etilista em constante risco de morte como quando dirige embriagado ou também em um estado de embriaguez acaba por se envolver em brigas e discussões por motivos fúteis, mas com consequências que podem ser fatais. Não bastasse todo esse leque de resultados negativos, o alcoolismo é tão delicado que até o simples fato de interromper o uso do álcool sem um acompanhamento especializado pode levar o alcoólatra a morte. Sim! A abstinência do álcool pode levar o alcoólatra à óbito. É um fato que a maioria dos familiares, e até mesmo o próprio dependente, desconhecem.
É de suma importância buscar uma clínica de recuperação para alcoolismo que seja especializada e tenha profissionais capacitados a atender, diagnosticar individualmente cada caso e tratar com seriedade a dependência do álcool.
Como Funciona O Tratamento Em Uma Clínica De Recuperação Para Alcoolismo?
No momento em que o alcoólatra pede ajuda, ou em casos que a família decide por uma internação involuntária é imprescindível a pesquisa por uma clínica de recuperação especializada na reabilitação de pacientes alcoólatras. Em quase cem por cento dos casos de internação o paciente chega na clínica de recuperação para alcoolismo muito debilitado apresentando a Síndrome de Abstinência do Álcool (S.A.A), em alguns casos com grau leve ou moderado, na maioria dos casos em um estágio mais grave que requer maior atenção dos profissionais da Unidade de Tratamento.
A Síndrome de Abstinência do Álcool caracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas que surgem já nas primeiras seis horas após a interrupção do consumo do álcool, sendo o tempo e a intensidade desse uso diretamente proporcionais à gravidade de sua apresentação, ela tem curso flutuante e autolimitado, com pico de duração de 24 a 48 horas após o início dos sintomas, podendo durar de cinco a sete dias. Seu quadro clínico está relacionado com o aumento da atividade autonômica, podendo incluir tremores de extremidade e de língua, ansiedade, sudorese, taquicardia, aumento da pressão arterial, insônia, alteração do humor, cefaleia, vômitos, náuseas, inquietação, aumento da sensibilidade ao som e câimbras musculares.
A clínica de recuperaçãoque recebe o paciente para iniciar o tratamento do alcoolismo deve atentar-se a reposição de líquidos(hidratação) e vitamínica com objetivo primordial de se evitar a “Síndrome de Wernick” e em casos de demência a melhora relativa do quadro.
Como podemos perceber, o alcoolismo é realmente uma doença complexa, muitos especialistas consideram a dependência do álcool muito pior do que a dependência química em outras drogas. Devido a tantas consequências e inúmeros perigos à vida até mesmo no momento da decisão de buscar por uma reabilitação, a necessidade de atenção especial no momento da escolha da clínica de recuperação para o alcoólatra é essencial para a preservação da vida, restauração da saúde física, mental e espiritual e sua reabilitação. Esses fatores dependerão muito da equipe multidisciplinar que atenderá e acompanhará o paciente durante todo o período da internação na unidade de reabilitação, bem como a influência positiva de um ambiente bem estruturado para oferecer qualidade de vida e consequentemente um excelente tratamento para o alcoolismo.
A Clínicas Revive atua desde 1.998 com clínicas de recuperação para alcoolismo em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e proximidades do estado do Rio de Janeiro, bem como unidades credenciadas em todo o Brasil.
Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar!
Nós ligamos
Um especialista entrará em contato.