Os Impactos do Alcoolismo

O alcoolismo trata da dependência ao álcool, quando o indivíduo faz o uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcóolicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo é considerado uma doença crônica e um vício progressivo, capaz de causar complicações médicas, como a hepatite e a cirrose, comprometendo o funcionamento do organismo, além de causar distúrbios psíquicos. Não existe cura definitiva para o alcoolismo, mas existe tratamento e controle da doença para que alcoólatra deixe de fazer o uso da bebida e passe a viver uma vida saudável e tranquila.

O organismo do alcoólatra, aos poucos, perde a sensibilidade ao álcool, tornando-se cada vez mais tolerante, com isso, seu uso passa a ser cada vez maior e mais frequente. A longo prazo o álcool, que é uma substância resultante da fermentação de elementos naturais, como a cana-de-açúcar no caso da aguardente e da cevada no caso da cerveja, afeta todos os órgãos, principalmente o fígado. Quando ingerido, ele é digerido pelo estômago e absorvido pelo intestino, depois passa pela corrente sanguínea e assim suas moléculas são levadas ao cérebro.

Doenças Relacionadas ao Alcoolismo

O órgão mais afetado pelo consumo do álcool é o fígado. Sendo ele o responsável por destruir as substâncias tóxicas que ingerimos ou que produzimos durante a digestão. Quando há uma grande ingestão dessa substância, o fígado se sobrecarrega para metabolizar o álcool presente no sangue. O alcoolismo está diretamente relacionando a doenças e inflamações como danos no sistema nervoso e vascular, cirrose, hepatite, úlceras, gastrite, pressão alta e acidentes vasculares, além de estar relacionado com o desenvolvimento de câncer, principalmente na bexiga, próstata e no trato intestinal. Esses danos podem gerar consequências irreversíveis ao corpo do dependente. O álcool por si só já é prejudicial à saúde, mas seu consumo também está relacionado ao tabagismo, e seu uso em conjunto aumentam os riscos para o desenvolvimento de diversas doenças.

Impactos Sociais

Além dos danos físicos causados ao organismo, ao álcool também gera inúmeros impactos sociais, não apenas para o indivíduo que o consome, mas também para amigos, familiares e pessoas ao seu redor. Mesmo sendo aceito pela sociedade, tendo seu consumo e venda liberados para maiores de 18 anos, o álcool oferece diversos perigos para toda a sociedade. Grande parte dos acidentes de trânsito estão relacionados ao consumo de bebidas alcóolicas, sofrendo alterações de reflexos, percepção e reação. Além disso, o indivíduo que está sobre os efeitos do álcool pode apresentar comportamentos agressivos e antissociais, causando violência doméstica, agressão física de terceiros, acidentes de trabalho e até dificultar ou impossibilitar a execução de tarefas simples do dia a dia, atrapalhando sua vida em diferentes âmbitos e aspectos.

Além disso, o consumo abusivo prejudica as relações sociais do indivíduo, tornando-o irritado e ocasionando em crises de ansiedade proveniente de seu excesso ou ausência do álcool, tornando a necessidade de ingerir bebidas alcóolicas cada vez maior e em maiores dosagens.

Dados Sobre o Alcoolismo

O álcool é a substância psicoativa mais popular do planeta, onde o Brasil ocupa o primeiro lugar do mundo no consumo de bebidas alcóolicas, sendo a droga preferida por 68,7% dos brasileiros e é o quinto maior produto de cerveja. Hoje, os jovens começam a ingerir álcool a partir dos 13 anos de idade em média. Aqui no Brasil, a grande maioria das internações em clínicas de recuperação ou hospitais psiquiátricos, 90% são decorrentes do consumo de álcool.

Além disso, o alcoolismo é a doença que mais mata no mundo, causando mais de 300 outras doenças físicas e psíquicas. Em São Paulo, 65% dos acidentes de trânsitos ocasionando em mortes são causados por motoristas alcoolizados.

Mesmo com altos índices e inúmeros perigos, seu grande consumo deve-se a cultura nacional principalmente. No Brasil, 10% da população sofre de alcoolismo, no qual os homens correspondem a 70% dos casos e as mulheres a 30%. Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em 2019 relatou que 30% da população, cerca de 46 milhões de pessoas afirmaram ter ingerido álcool nos 30 dias anteriores e mais da metade da população brasileira entre 12 e 65 anos consumiram bebidas alcóolicas ao menos uma vez na vida.

Sinais e Sintomas

Os principais sinais e sintomas do alcoolismo são a falta de controle e uso abusivo, tolerância cada vez maior e manifestações de abstinência. Ao ficar sem consumir a substância o indivíduo pode apresentar sintomas como suor, tremedeira, agressividade, nervosismo, náusea e enjoos, sendo os sintomas clássicos da síndrome de abstinência.

Algumas questões podem ajudar o indivíduo a avaliar se tem problemas com o álcool, como:

• Você já sentiu que deveria diminuir o consumo?
  • As pessoas já o questionaram ou criticaram por causa do álcool? Isso te deixou irritado?
  • Você já ingeriu bebida alcóolica pela manhã?

Apesar dessas questões te ajudarem a avaliar a situação, é importante ir ao médico ou psicólogo para obter um diagnóstico profissional e ser orientado sobre a melhor atitude a ser tomada.

Tratamento do Alcoolismo

O auto reconhecimento e a aceitação de ajuda são importantes passos no início do tratamento, é necessário que o dependente tenha ciência do consumo excessivo e dos problemas que lhe causam. A primeira etapa geralmente envolve a desintoxicação, retirando a bebida com um acompanhamento médico e psicológico. O uso de intervenções medicamentosas pode auxiliar no controle do desejo de beber. Além disso, é importante que o indivíduo conte com uma rede de apoio com familiares e amigos, participe de reuniões para a troca de experiências e tenha aconselhamento individual ou em grupo.

Aqui na Clínica Revive contamos com os profissionais e infraestrutura necessária para oferecer o melhor tratamento para nossos pacientes, além de oferecer práticas terapêuticas e atividades psicossociais. Agende uma visita e venha conhecer nossas unidades.