(11)91434-3501 (12) 98112- 9492 (21) 99648-6161
Dúvidas Sobre Clínicas de Recuperação

Dúvidas Sobre Clínicas de Recuperação

Expomos aqui as principais dúvidas sobre clínicas de recuperação. O momento da internação de um dependente químico gera muitos questionamentos, tanto na pessoa que irá iniciar o tratamento como também em sua família, pensando nisso, resolvemos criar essa matéria a fim de passar orientação e transparência para o paciente e seus familiares para que estejam bem esclarecidos no momento de escolher qual clínica de reabilitação seria mais adequada ao tratamento procurado. Confira a seguir, as principais dúvidas sobre clínicas de recuperação que recebemos durante nossos atendimentos:

 

  • Quando procurar uma clínica de recuperação?

Sabemos que a dependência em álcool e drogas é uma doença progressiva, algumas vezes agressiva e outras silenciosa. O tempo ideal de procurar uma clínica de reabilitação seria o momento da percepção do desenvolvimento da dependência, quando o uso passa a ter uma frequência, dessa forma seriam evitados muitas perdas e danos. Porém a maioria dos dependentes químicos não tem essa ótica e passam a pensar na possibilidade de tratamento quando a situação da sua saúde e vida social começam a sair do controle. Isso vale também para os casos de psiquiatria, jogo patológico e demais compulsões.

 

  • Quando decidir por uma internação involuntária?

No exato momento que a família perceber a dependência química. A maioria dos casos que chegam até nós mostra que a família demorou a procurar ajuda especializada, esse adiamento em procurar uma clínica de recuperação involuntária se dá por diversos fatores, alguns deles são a habilidade de manipulação adquirida pelo dependente, tentativas de tratamentos alternativos e codependência familiar. Já atendemos casos que a família adiou a internação, e naquela semana o paciente veio a óbito, e infelizmente isso é comum, já vimos situações de morte por overdose, suicídio, acidentes de trânsito, brigas e acertos de contas. Por isso o momento exato de decidir por uma internação involuntária é o momento que a família toma ciência da situação e ao conversar com o ente querido este vier a recusar ajuda.

 

  • Dependência química tem cura?

Não. Segundo a O.M.S (Organização Mundial da Saúde) a dependência química não tem uma cura definitiva, porém existe a possibilidade de tratar e estacionar a doença fazendo com que o dependente químico passe toda a sua vida livre do uso de substâncias psicoativas, desde que, após o tratamento realizado em uma clínica de reabilitação especializada ainda haja os cuidados de manutenção pós-tratamento a fim de prevenir possíveis recaídas.

 

  • Como funciona uma clínica de recuperação?

Basicamente a clínica de recuperação funciona com atendimento multidisciplinar em um período de internação, onde ao passo que o paciente vai sendo desintoxicado de substâncias e pensamentos compulsivos, recebe acompanhamento profissional e terapias, formando um tratamento intensivo e eficaz na sua reabilitação. Existe clínica de recuperação masculina e feminina, para adultos e adolescentes, que oferecem internação voluntária, involuntária e compulsória. Os tratamentos oferecidos são para dependência química em qualquer substância denominada droga ilícita, tratamento para alcoolismo, tratamento para jogo patológico, tratamento para compulsão (compulsão sexual, compulsão alimentar, etc.), tratamento para transtornos psiquiátricos como esquizofrenia, depressão e ansiedade, dentre outros similares..

 

  • A clínica de recuperação atende plano de saúde e convênio médico?

Sim, contamos com clínicas de recuperação que atende plano de saúde e convênio médico. Para consultar a possibilidade de realizar uma internação pelo convenio médico basta entrar em contato com um de nossos atendentes e enviar uma foto frente e verso do cartão do plano do paciente a que será submetido ao tratamento para que seja verificado a exigibilidade do plano de saúde e a clínica de reabilitação mais adequada ao perfil do paciente.

 

  • O tratamento na clínica de recuperação dura quanto tempo?

O período de tratamento em uma clínica de reabilitação varia de três a seis meses de internação, em alguns casos pode chegar a até nove meses, mas são exceções. Para avaliar o tempo de tratamento adequado ao paciente é necessário realizar uma triagem com nosso atendimento de plantão pelo chat, telefone ou whatssapp informando a idade do paciente, qual seria a dependência, compulsão ou transtorno psiquiátrico e se ele aceita ou não fazer o tratamento.

 

  • Como vou saber se a clínica de recuperação é de confiança?

Para saber se a clínica de recuperação é confiável deve-se observar há quanto tempo está em funcionamento, entrar nos perfis do google e redes sociais para verificar se as avaliações e comentários são positivos, se possuem autorização para desenvolverem as atividades e se possuem equipe multidisciplinar qualificada para realização dos tratamentos oferecidos.

 

  • Como escolho a clínica de recuperação certa?

Para decidir qual a clínica de recuperação mais adequada ao tratamento do paciente é conveniente pesquisar se possui o tratamento específico que procura e quais profissionais participaram do acompanhamento do paciente. Vale ressaltar que nem sempre a clínica mais próxima será a clínica mais adequada a atender o caso.

 

  • Qual a diferença da clínica de recuperação voluntária para uma involuntária?

A clínica voluntária possui um ambiente mais tranquilo considerando que todos os pacientes que ali estão escolheram se tratar por vontade própria. Já a clínica involuntária possui uma estrutura preparada a proporcionar um ambiente mais seguro e um regime disciplinar supervisionado, também possui um sistema de tratamento mais intenso considerando o fato de que os pacientes que ali estão chegaram contra a sua vontade para iniciar o tratamento, porém, a tendência é de que de quarenta e cinco a noventa dias o paciente conscientize-se de que precisava de ajuda e entende os motivos que levaram a sua internação, tornando-se de certa forma voluntário e receptivo ao tratamento, fato este, que é um dos objetivos essenciais da equipe multidisciplinar que atua em uma clinica de recuperação involuntária.

 

  • Como faço para encontrar uma clínica de recuperação mais perto de mim?

Para encontrar a clínica de reabilitação mais próxima a você entre em contato com nosso atendimento de plantão através do chat, telefone ou whatsapp, a Revive conta com clínicas credenciadas em todo Brasil.

 

  • O tratamento feito em uma clínica de recuperação é eficiente?

Sim, eficiente e necessário para retirar o paciente do ciclo vicioso ou surto psicótico sofrido. Porém é suma importância a família também se atentar ao pós-tratamento, para que seja aproveitado todo o período que o paciente passou internado. O pós-tratamento consiste na manutenção frequentando grupos de ajuda, uma religião ou sessões de psicoterapia, cada paciente se encontra em uma dessas opções e deve ser respeitado e incentivado a continuar, pois isso o ajudará para que não haja recaídas.

 

  • O tratamento para alcoolismo dura quanto tempo?

O tempo recomendado por especialistas para o tratamento do alcoolismo são seis meses. O álcool é uma droga lícita depressiva e de fácil acesso, e sua abstinência, assim como a da heroína, pode levar o alcoólatra à morte, por isso, é de suma importância que seja respeitado período de seis meses de tratamento para que o paciente receba todos os cuidados necessários para tal tratamento.

 

  • A clínica de recuperação atende casos de jogo patológico?

Sim. O jogo patológico, assim como a dependência química, é uma compulsão por algo, o que diferencia o jogador patológico do dependente químico é somente o objeto utilizado para satisfação. No caso do dependente, a droga ou álcool, no do jogador, o ato de jogar.

 

  • A clínica de recuperação faz tratamento para esquizofrenia?

Sim. Existem clínicas de recuperação que atendem casos específicos de esquizofrenia e transtornos psiquiátricos. Entre em contato com nosso atendimento de plantão para verificar a clínica mais adequada.

 

  • Como internar um dependente químico?

Para internar um dependente químico de forma voluntária basta decidir pela clínica de reabilitação mais adequada e levar o paciente, se for uma internação de forma involuntária é preciso realizar o procedimento de remoção especializada. Mas não se preocupe, tudo é orientado e acompanhado pela equipe de atendimento da unidade.

 

  • Existe clínica de recuperação gratuita?

Não existe clínica de recuperação gratuita, o que existe, são comunidades terapêuticas dirigidas por algumas instituições religiosas. Nessas comunidades você pode encontrar uma internação gratuita ou com ajuda de cestas básicas. Vale salientar que o tempo de tratamento nessas clínicas tende a ser maior e só é possível realizar a internação se o paciente quiser de fato o tratamento. O tratamento não é composto por equipe multidisciplinar, é baseado na religiosidade e espiritualidade e alguns locais oferecem algumas consultas com terapeutas ou psicólogos, devido a essa deficiência em equipe profissional de atendimento, é preciso que o paciente permaneça internado de nove a doze meses. Uma outra opção seria tentar uma internação pelo SUS, porém são internações de apenas quarenta e cinco dias aproximadamente.

 

Confira também nossos artigos:

Clínicas Revive – Desde 1.998 Salvando Vidas!