Aprenda identificar os comportamentos e sinais de alerta de uma pessoa viciada. Saiba como lidar com o problema de forma adequada para ajudar o envolvido.
A quantidade de pessoas com vício em drogas e demais substâncias é uma das principais preocupações da saúde pública mundial.
Conforme o Relatório Mundial sobre Drogas 2022, proveniente do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), cerca de 284 milhões de pessoas usaram drogas no ano de 2020, mais de 25% do que nos últimos dez anos.
No Brasil, o cenário não é diferente. Conforme registros do Ministério da Saúde, o SUS em 2021 registrou mais de 400 mil atendimentos a pessoas em condições de vício e com transtornos mentais e comportamentais em decorrência disso.
Dados como esse evidenciam a necessidade de tomar partido e fazer algo a respeito. Mas, para começar, é preciso saber como identificar uma pessoa viciada e como ajudar nessas condições.
O que é um viciado?
Ana tem 25 anos, é estudante de psicologia e trabalha com atendimento ao público. Recentemente, Ana perdeu sua mãe, a pessoa mais próxima de sua vida. A partir daí, Ana começou a se afundar nas drogas, buscando um meio de superar tanta dor.
Um viciado é uma pessoa que desenvolveu um vício em drogas ou substâncias químicas, seja devido a ocorrência de uma situação difícil, como no caso de Ana, seja através da dependência criada após alguns usos, entre outros fatores.
O vício é um comportamento compulsivo que leva a pessoa a consumir uma substância com frequência e em doses cada vez maiores, mesmo que isso cause problemas em sua vida. Assim, é uma doença mental que afeta a saúde física e psíquica da pessoa.
Sintomas de uma pessoa viciada
Apesar de cada pessoa lidar com sua dependência de forma diferente, os sintomas de uma pessoa viciada são semelhantes.
Geralmente, o uso de substâncias é frequente e a pessoa passa a priorizar o consumo dessas em detrimento de outras atividades. Além disso, a dependência química pode levar a sintomas como ansiedade, irritabilidade e isolamento social.
Outro sintoma que pode ser observado em uma pessoa viciada é a compulsão por drogas. Esta compulsão pode se manifestar de várias formas, desde a recusa em parar de usar drogas, até a recaída após um período de abstinência.
Nesse caso, o uso de drogas pode se tornar um hábito diário, onde a pessoa não consegue controlar o seu uso. Por outro lado, o vício em drogas ou outras substâncias interfere diretamente em todo o organismo.
A pessoa viciada pode desenvolver problemas de saúde física, como dores de cabeça, problemas gastrointestinais e problemas respiratórios, além de problemas mentais, como depressão e ansiedade.
Como identificar o comportamento de uma pessoa viciada
Além dos sintomas físicos e emocionais, também é possível identificar comportamentos que podem indicar um vício.
Por exemplo, a pessoa viciada pode se tornar mais irritável e agressiva quando não consegue consumir a substância, ou ainda, pode passar a ter problemas de concentração e memória.
Outro comportamento comum é a pessoa viciada passar a mentir para esconder o uso de substâncias, ou ainda, para conseguir dinheiro para comprá-las.
No que diz respeito as suas relações em geral, a pessoa viciada costuma ter problemas para manter relacionamentos saudáveis, pois o uso de substâncias passa a ser prioridade.
É comum também que ela tenha problemas com a família e amigos, pois passa a gastar mais tempo com outras pessoas que usam as mesmas substâncias.
O que fazer quando identificar uma pessoa viciada?
Perceber os sintomas é uma tarefa difícil, pois exige observação e cuidado com o que anda acontecendo com alguém. Mas, a partir de momento que você identificou sintomas que remetem a um vício, é preciso tomar providências para ajudar a pessoa viciada.
Se você suspeitar que alguém está viciado, não é necessário confrontar a pessoa imediatamente. É importante que você tome algumas precauções antes de abordar o assunto. Primeiro, é importante reconhecer que a pessoa precisa de ajuda.
Não julgue a pessoa por seu vício, pois isso pode ser contraproducente.
Ainda, procure conhecer mais sobre o vício e como lidar com ele. Você pode ler livros ou artigos sobre o assunto, assistir a vídeos ou conversar com especialistas. Essas informações o ajudarão a compreender o vício e ajudar a pessoa a lidar com ele.
Depois de se preparar, procure conversar com a pessoa de forma calma e amigável. Explique a ela que você se preocupa com ela e quer ajudar. Se a pessoa se recusar a aceitar a ajuda, não desista.
Lembre-se: é importante oferecer apoio e mostrar que você está disposto a ajudar. Se o vício estiver afetando a vida da pessoa, é importante que ela busque ajuda profissional.
Clínica Revive: o melhor centro de reabilitação e tratamento do Brasil!
Conhecer uma pessoa viciada ou começar a perceber o início de um vício e uma dependência em quem você ama é muito complicado. O vício afeta não somente a pessoa, mas a família, amigos e toda a sociedade que lida com ela.
Assim, buscar meios de tratamento, reabilitação e cuidado com essas pessoas é indispensável para proporcionar melhorias e uma nova possibilidade de vida, com acompanhamento do seu problema e meios para ajudar a eliminar todos eles.
A Clínica de Recuperação Revive oferece tratamento para dependência do álcool e outras drogas, buscando a reabilitação de seus acolhidos, oferecendo em sua estádia a melhor experiência e conforto.
Proporciona a inclusão com outros acolhidos para promover a interação tornando o processo de recuperação mais rápido e criando laços motivacionais que ajudam nos avanços do tratamento.
Faça um teste da qualidade do serviço prestado e comece a cuidar de quem você mais ama agora mesmo!
Clínicas Revive em parceria com Procure Clínicas – Desde 1.998 Salvando Vidas!