Como lidar com um familiar dependente químico e encaminhar ele a um tratamento?

Lidar com um familiar ou amigo que sofre de dependência química não é uma questão fácil e simples, porém o apoio daqueles que estão ao seu redor é essencial durante o tratamento de recuperação. É comum ter muitas dúvidas nesse momento e não saber como lidar, nem como agir. Portanto, se você está nessa situação, esse post tem o objetivo de te auxiliar e orientar, buscando facilitar um pouco esse momento complicado.

Dependência Química é uma doença

O primeiro passo é entender que a dependência química é uma doença, que também é classificada como um transtorno mental. O uso de substâncias químicas e psicoativas afetam o físico e o mental do adicto, comprometendo o funcionamento do organismo e adoecendo os órgãos que podem acarretar no desenvolvimento de outros problemas de saúde. Além disso, as substâncias psicoativas agem no cérebro do dependente provocando sensações prazerosas. Com isso, o dependente sente a necessidade de usar essas substâncias de novo e em doses cada vez maiores, buscando o efeito e os prazeres que elas lhe causam.

Com o tempo e o uso contínuo e progressivo da droga, o indivíduo se torna incapaz de controlar o desejo e perde a capacidade de escolha, tornando-se escravo dos seus desejos e emoções. Portanto, é preciso entender que a dependência química não se trata de escolhas erradas ou de um desvio de caráter. Para lidar com um familiar ou amigo que sofre de dependência e agir da melhor maneira para ajudá-lo é essencial se livrar dos julgamentos e preconceitos acerca da doença.

Informe-se sobre o vício

Atualmente existem diversos tipos de drogas e substâncias que causam a dependência química. Cada uma tem suas características e apresentam consequências e reações diferentes, por isso, busque se informar a respeito do tipo de substância que está sendo usada, o tipo de vício e suas características, assim você estará mais preparado para enfrentar e compreender melhor a situação.

Mas lembre-se, quando se informar busque por fontes confiáveis e seguras, procure por médicos e ajuda profissional. Ainda vemos muita desinformação e preconceito entorno desse assunto, então, não acredite em tudo aquilo que se lê na internet. Além disso, também existem grupos de apoios para os familiares dos dependentes, onde você pode trocar experiências e se informar.

Comunicação adequada

Ao lidar com um adicto, a comunicação é um fator muito importante e é preciso tomar cuidado. Você deve buscar por uma conversa amigável e compassiva, de forma calma e sincera, mas escolha um momento que a pessoa esteja sóbria. Nunca use xingamentos ou apresente um tom agressivo, pois você precisa conquistar a confiança dele e isso pode afastá-lo. Mostre que você se preocupa e que quer ajudar, comente sobre os tratamentos e incentive-o a buscar ajuda.

Identifique o nível de dependência

A dependência química é uma doença progressiva que se agrava com o passar do tempo, portanto, deve-se buscar por ajuda o mais cedo possível. Embora seja uma doença que não existe cura, com o tratamento adequado é possível controlá-la. Mas, nem sempre o adicto é capaz de reconhecer a dependência e aceitar que precisa de ajuda, nesse momento, amigos e familiares precisam estar presentes e incentivá-los a aceitar o tratamento.

Pesquise o tratamento

Em muitos casos o dependente pode apresentar resistência em aceitar o tratamento, ele pode acreditar que é capaz de parar a hora que quiser e abandonar o vício a qualquer momento, mas infelizmente o processo é mais complicado. Ao tentar parar, mas não conseguir ou a cada recaída, ele acaba se desiludindo e perdendo a força de vontade. Nesse momento, a família precisa encorajar e apoiá-lo. Faça-o compreender que ele pode superar a dependência se fizer o tratamento adequado, mas reforce que é preciso de ajuda profissional.

Por isso é importante se informar sobre o tratamento, assim você pode explicar como funciona, quais são as etapas e como pode ajudá-lo. Explique que ele terá uma rede de apoio, contará com o suporte necessário e com pessoas preparadas e qualificadas. Além disso, é importante que ele participe na hora de pesquisar e escolher uma clínica de recuperação, afinal, ele precisa se sentir confortável com o lugar.

Participe de grupos de apoio

O tratamento é um processo complicado e doloroso para o adicto, mas para os amigos e familiares também não é nada fácil, porém, os grupos de apoio podem facilitar um pouco esse momento. Muitos acham que eles são voltados apenas para os dependentes, mas existem grupos para a família também. Pesquise por eles na sua região e participe das reuniões, lá você pode tirar dúvidas, trocar experiências e receber ajuda. Além disso, é importante que o adicto também participe, ouvir relatos de quem passou ou ainda passa pela mesma situação pode ajudar e motivá-lo.

A Clínica Revive atua na recuperação de dependentes há mais de 20 anos, com unidades femininas, masculinas, para adultos e adolescentes, tornando-se referência no assunto. Nós temos toda a infraestrutura adequada e um corpo de profissionais especializados para oferecer o melhor tratamento e o cuidado necessário. Agende uma visita e venha conhecer uma de nossas unidades.