Tratamento para dependência química e alcoolismo: os sintomas de recaída

Ao longo do tratamento para dependência química e alcoolismo podem ocorrer recaídas, que são episódios em que o paciente sucumbe ao desejo de utilizar determinada substância.

Antes da pessoa retomar ao uso, existem alguns sinais de alerta, os chamados sintomas de recaída. Quando eles aparecem o profissional responsável pelo tratamento pode evitar que a recaída aconteça de fato.

É interessante entender como prevenir as recaídas, já que quando o paciente enfrenta esse episódio ele pode retornar com a doença agravada, causando uma certa regressão no tratamento.

Para os familiares e para o próprio paciente os momentos de recaída podem ser complexos, desgastantes e entendidos como uma fraqueza.Esse tipo de situação pode fazer parte do processo de recuperação.

Sendo assim, o paciente não deve ser julgado como fraco ou indisciplinado. Na verdade, precisa de apoio para enfrentar o seu próprio julgamento da questão.

Como funciona a recaída?

A recaída, como já dito, é o retorno ao vício. Entretanto, só é classificada como recaída quando esse retorno acontece dentro de um tratamento em que o indivíduo está longe das drogas há pelo menos dois meses.

Caso uma pessoa utilize um determinado tipo de substância, pare sozinha e depois volte a utilizar, é encarada com uma reincidência. Ou seja, recaída é só quando o indivíduo que passa por um tratamento volta a beber ou usar uma determinada droga.

Quais são as causas de uma recaída?

Existem diversas razões pelas quais uma pessoa pode enfrentar uma recaída, Daniele Maria de Paula é atendente na Clinica Revive e conta algumas das principais causas observadas por ela em seu trabalho:

• Duas das causa são o sentimento de baixa estima e o envolvimento com antigas más companhias. Além disso, durante a recuperação a vida pode voltar a ser monótona e sem sentido. O paciente pode se aborrecer a sentir um cansaço mental de repetir de ideias e atividades, isso pode levar a uma recaída.

Além das causas citadas por Daniele, situações estressantes ou que levam o indivíduo em tratamento ao extremo das emoções também podem levar ao retorno ao uso.

Quais os sintomas de recaída?

É possível observar antes de uma recaída alguns sintomas, como já dito. No total são 12 sinais que antecedem o retorno ao uso:

• desonestidade; caracterizada por mentiras e desculpas para si mesmo e pessoas ao redor;
  • impaciência, apresenta uma grande exigência de si mesmo e dos outros;
  • intolerância, necessidade de estar certo sempre;
  • indisciplina, relaxar o cumprimento de horários e compromissos;
  • depressão e ansiedade;
  • frustração com pessoas, eventos e coisas que não o favorecem;
  • euforia, sentir que está 100% bem, duvidando e perdendo cuidados do tratamento;
  • exaustão;
  • troca de dependência, substituição de substância ou vício;
  • autopiedade; sentir pena de si mesmo e atenuando o julgamento de suas falhas;
  • pretensão, achar que está curado e que não irá recair;
  • ausência aos grupos; abandono ou queda na frequência nas reuniões dos grupos de apoio.

Daniele ressalta os principais sintomas de recaída:

• Desonestidade que começa com mentiras, como dar desculpa para não fazer o que deve ou para fazer ou para fazer o que não deve, sempre terminando com a desonestidade consigo mesmo. O indivíduo apresenta impaciência e passa a exigir demais dos outros e de si.

Como prevenir as recaídas?

A partir do momento da identificação dos sintomas de recaída, existem uma algumas atitudes que podem ajudar na prevenção das recaídas como mudanças de hábitos e novas rotinas para não deixar o indivíduo cair na exaustão ou frustração.

Também é interessante manter o paciente longe de distrações, tentações e companhias que podem o incentivar a voltar ao vício.

Coisas que parecem pequenas como passar em frente ao bar, podem ser desafiadoras para quem está no processo de tratamento, entender isso e buscar enfrentar essa situação pode ajudar na recuperação do paciente.

Daniele explica, que outro ponto muito importante é evitar situações que relembrem o vício como festas, determinados ambientes e até pessoas. E ressalta algumas atitudes positivas que podem colaborar nessa prevenção:

• estimular amizades e relações novas com pessoas que tenham inteligência emocional para evitar certos assuntos e que saibam lidar com as possíveis oscilações de humor de quem está deixando um vício.

Muitos pacientes precisam reformular todo seu círculo de amizades e rever locais que costumavam frequentar. Acima de tudo, todos devem evitar situações emocionais que despertam o desejo do vício.

Em todo esse contexto o tratamento é primordial, a atendente da Clínica Revive explica como a prevenção à recaída acontece por lá:

• Por meio de terapia adequada, acompanhamento profissional e a busca por autoconhecimento e autocontrole, o paciente vai aos poucos desenvolvendo uma nova rotina onde o consumo de drogas não está incluso.

O papel de suporte dos familiares, amigos e dos profissionais envolvidos no tratamento também podem ajudar o paciente a não retomar o uso de substâncias, sendo a base para o sucesso da recuperação.

E se a recaída já aconteceu, como lidar?

Além de acolher, não julgar e buscar introduzir algumas das atitudes de prevenção, é importante fornecer um ambiente seguro e mostrar para o paciente que é possível retomar o tratamento e buscar pela recuperação.

Daniele aponta o esporte como um poderoso aliado nessa fase:

• À medida que o usuário vive a abstinência, ele tentará encontrar novas formas para alcançar o êxtase causado pela substância. Dessa maneira, umas das formas de liberar neurotransmissores que acalmam e promovem sensação de bem-estar é praticando esportes. A movimentação dos músculos libera endorfinas, serotonina e adrenalina de forma natural e ajudam no processo de recaídas.

Clínicas Revive: experiência em prevenção e recuperação pós-recaída

Apresentando uma equipe multidisciplinar, com profissionais capacitados e experientes, a Revive oferece um tratamento individualizado e humanizado.

Nas Clínicas Revive existem profissionais como a Daniela que desde o atendimento inicial conhecem de maneira profunda a jornada do dependente químico e do alcoólatra, incluindo as recaídas.

Há um acompanhamento diário para verificar sintomas de recaída, quando identificados sinais se inicia um processo de prevenção intensificado. Entretanto, a Clínica sempre realizada a manutenção da prevenção, mesmo para os pacientes sem sintomas.

Caso a recaída venha a acontecer mesmo assim, a Revive está preparada para o acolhimento do paciente e da família, retomando o tratamento com novas abordagens.

Quer saber mais sobre o tratamento para dependentes químicos ou alcoólatras nas Clínicas Revive? Tem dúvidas sobre os sintomas de recaídas? Entre em contato conosco.